BEM - VINDO AO PROGRAMA HUMAITÁ SOM RURAL


O Programa Humaitá Som Rural

É apresentado de Segunda a Domingo por Januário Neto ...na Fm 104,9 de Humaitá – Am

Não Perca!
Programa Humaitá Som Rural
O melhor programa com novidades sertanejas!!
Fique ligado no Programa Humaitá Som Rural

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Duplas sertanejas com nomes estranhos são verdadeiras


Os nomes das duplas sertanejas, às vezes, são engraçados, não é? Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, João Mineiro e Marciano, até Chitãozinho e Xororó. A gente já se acostumou, mas é bem diferente.

Agora, dá uma olhada no e-mail que eu recebi um dia desses: é uma reunião dos melhores nomes de duplas sertanejas de todos os tempos: Atleta e Treinador, Monetário e Financeiro, Oceano e Porto Rico, Priminho e Maninho, Domyngo e Feryado - e os dois com "y", Preferido e Predileto, Faísca e Pinga-Fogo, Scott e Smith, Cativante e Continente, Industrial e Fazendeiro, Leal e Legal, Bento e Mamão, Campanha e Pirigoso, Susto e Rodrigo, Faceiro e Fascinante, Perito e Paquera, Castelo e Mansão, Galã e Granfino, Conde e Drácula, Chanceler e Diplomata, Rocky e Santeiro, Belo e Horizonte, Gavião Moreno e El Condor, Poliglota e Porta-Voz, Divisor e Consciente e Bátima e Robson.

Não é possível, gente. Será que existem mesmo essas duplas ou alguém pegou umas fotos, fez umas montagens e inventou uns nomes para fazer graça?

André Piunti tem um blog de música sertaneja. Só entra na lista a dupla que o André ouve a música e vê a capa do disco com a foto dos artistas.

"Existem duplas que fazem humor com música sertaneja, essas eu não coloquei. Eu só coloquei duplas que cantam mesmo. Podem ter uma música engraçada ou não, mas são duplas sérias”, explica André.

Como surge um nome desses? No caso dessa dupla, o nome surgiu pouco antes da gravação do primeiro disco. Um locutor de rádio batizou: "Ele estava escrevendo umas coisas assim, e falou assim: você é meu cantor preferido e você é meu cantor predileto. Ó, está aí o nome”.

Era uma tendência.

"Nós somos da década de 80, então, em 80 tinha bastante nomes diferentes, e a gente se baseou nisso daí e também por ser um nome chamativo, né? Ninguém conhece a gente por Jorge e Luís. Até as pessoas da nossa cidade, até a nossa família, a nossa mãe, chama a gente de Financeiro e Monetário", conta a dupla.

Nomes inventados para chamar atenção, quer dizer, nem sempre inventados.

"As pessoas falavam: poxa, mas Bátima e Robson, cara? Vocês cantam tão bem. Aí, eu falava: cara, pior que é meu nome próprio".

Hoje, o Bátima não é mais parceiro do Robson, virou Santiago, da dupla Stéfano e Santiago.