BEM - VINDO AO PROGRAMA HUMAITÁ SOM RURAL


O Programa Humaitá Som Rural

É apresentado de Segunda a Domingo por Januário Neto ...na Fm 104,9 de Humaitá – Am

Não Perca!
Programa Humaitá Som Rural
O melhor programa com novidades sertanejas!!
Fique ligado no Programa Humaitá Som Rural

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O RÁDIO ( Texto . Edelson Moura )


O RÁDIO - Estou triste por vê-lo se acabando. Velho companheiro de tantas vidas. Na cosntrução de Brasilia voce embalou sonhos de muitos que aqui chegaram. É triste, muito triste, saber que chegamos aos 50 anos de nossa cidade, com o maior índice de aparelhos de rádios desligados.

O que está havendo com nossas emissoras? Onde estão nossos craques do microfone? Eles assim como eu, devem está acompanhando numa velocidade feroz, o fim deste veículo que ja foi no passado o único elo de ligação de vidas. Ninguém sabe nome de locutor, ninguém é conhecido. Certa vez, estava contruindo um imóvel, e no canteiro de obra tinhamos mais de 26 homens trabalhando. Peguei uma nota de cem reais, pedi para um deles segurar e disse-lhe: Esta nota é sua, se em um minuto voce me falar o nome de um radialista famoso de Brasilia. O dinheiro percorreu pelas mãos de todos e pasmem, a nota voltou para o meu bolso.

Entenderam os novos diretores de emissoras em priorizar o nome da rádio, deixando o apresentador oculto. Não sei se este método é o correto, mas ao perguntar para os trabalhadores um nome famoso, notei que eles na verdade lembravam de muitos nomes do rádio do passado e falavam com saudades dos nossos velhos tempos. Cá prá nós, por falar em tempo, nosso rádio parou nele. Semana passada, ouvindo uma emissora da cidade, depois de muito tempo sem ouvir, (elas se repetem demais e ficam insuportáveis), um repórter falava com o estúdio, através de um celular. Indaguei-me : Meu Deus eles não sabem que existem aparelhos incríveis no mercado adaptáveis nos automóveis de reportágens ? Ao ouvir aquilo, lembrrei-me de um serviço de auto-falante de minha pequenina cidade do nordeste, a qual ja possui um destes aparelhos. Estamos mergulhados no atrazo ou estes aparelhos ja chegaram a BODE COM SEDE e ainda não chegaram a Brasilia ? Pior do que isso, é ligar um aparelho de rádio, ouvir a mesma seleção musical repetida a toda hora. É o rádio feito com 10 musicas.

Não acredito que estas emissoras venderam suas programações para os mesmos 10 artistas. Seria como jogar no lixo tudo que de bom o Rádio pode oferecer ao seu público. Certa vez ouvir de um colega radialista, o comentário de que Brasilia era a cidade onde o rádio era feito com a pior qualidade. Ninguém ouve mais como antigamente. Naturalmente irão dizer que isso aconteceu porque surgiu a internet. Puro engano. Não existe veículo de comunicação no mundo capaz de substituir o Rádio. Se bem feito, sem repetições, sem JABÁ (o maior câncer do século para o meio), eliminando-se o amadorismo com que é administrado, seria possível ainda que morto, fazer-se ressussitar.

Porém é importante saber ; Não existe RÁDIO sem o homem. Por isso, este negócio de desumaniza-lo, colocando em prioridade a marca da emissora, pode ser o maior de todos os erros cometidos. O povo ama o ser humano e pode não gostar da marca que impõe-se.
Em nossa cidade temos 34 emissoras, lutando e se debatendo com apenas 15 por cento dos aparelhos ligados, ou seja ninguém ouve mais nada. Este número é tão insignificante, levando-se em conta que somos uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes, que pode levar a morte ou nocaute, as emissoras comerciais que temos. Assim sendo meus amigos, sobreviverão as emissoras públicas, pois elas não necessitam de faturamento para sobrevivência. Acho mesmo que todos devem se preocupar com o péssimo resultado de nossa audiência. Os ouvintes são tratados com absoluto descaso. Outro dia um amigo me contava que ligou para uma emissora, pediram tudo dele, até o atestado de pobreza ele forneceu para a telefonista, em troca de um pedido musical. Do outro lado a moça lhe passava uma lista de músicas que iriam tocar. Frustração total. Para cada ouvinte não atendido, podemos ter a certeza do aparelho desligado.

Ao trabalhar por poucos meses numa emissora assim que cheguei de volta do nordeste, (estava afastado por dez anos do rádio), levei um susto. Somente 25 pessoas ligavam para a emissora em 4 horas que ficava no ar. A conclusão que cheguei era que deveria sair imadiatamente, ou estaria condenado a desaprender tudo que consegui na minha brilhante profissão. Precisamos urgente de alguém com coragem, que possa nocautear urgente estas programações clonadas e repetitivas entre as emissoras... todos tocando tudo igual - tipo pagou - tocou, para resgatar o sucesso e provocar uma revolução que seja capaz de fazer estes 85 por cento de aparelhos desligados acenderem-se novamente.

Postado por Rádio Estúdio Brasil