![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZVl5Jue9rzgZqB1WYLd0-96eFF0SyRRdkOWI937gC7GTIxVnU_pG0xDfJCNF_K84KNH5YbKn6ntu5oksz4r27Vil_wj6sbOJjSZbLTl7yVz8F7Vux8mVHywzAqFE74vFE6eMZYWmisw2U/s200/image.jpg)
Em Guajará-Mirim, Rondônia, acontece o Duelo da Fronteira, dos Bois Bumbás Malhadinho (azul) e Flor do Campo (vermelho), que duelam todo segundo fim de semana de agosto em uma verdadeira batalha de cores, sons e movimentos, unindo o folclore indígena e caboclo, transformando a pacata Guajará-Mirim, na fronteira do Brasil com a Bolívia, em um imenso caldeirão cultural. Fazendo parte do calendário de eventos da região, lotando hotéis, pousadas, bares e restaurantes, aquecendo o comércio local dando a este importante festival folclórico da cidade um dos maiores do Estado, ficando atrás somente da Flor-do-Maracujá que acontece em julho em Porto-Velho.
Onde fica:
Bumbódromo de Guajará-Mirim, na Av 15 de Novembro na entrada da cidade.
Há 320km da capital, Porto Velho.
Como chegar
Saídas de ônibus regulares e diárias desde Porto Velho a Guajará-Mirim (cerca de 4,5 horas de viagem). Táxis também fazem o traslado. O acesso rodoviário é feito pelas BRs 364 e 425 em bom estado de conservação (apenas alguns trechos apresentam buracos).
Quando ir
Segundo fim de semana de Agosto
Quanto custa
Ingressos a preços populares. Diária de hotéis varia entre R$70 a R$ 150 por pessoa em apto duplo com café da manhã.
Onde ficar
Na cidade há hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Desde da mais simples a hotel de selva como Palaphita Lodge.